Quer emagrecer? Prefira comida de verdade!




O guia alimentar para população brasileira do Ministério da Saúde tem ótimas informações sobre boas escolhas alimentares. Uma delas é a recomendação de comer mais alimentos naturais, preparados em casa e menos alimentos industrializados (chamados de ultraprocessados).
Mas quem são estes alimentos?

Suas principais características são:
  • Ter um número elevado de ingredientes
  •   Presença de ingredientes com nomes pouco familiares, que não temos em nossa dispensa (ex: gordura vegetal hidrogenada, espessantes, emulsificantes, corantes...)
  • · Com frequência, são ricos em gorduras e/ou açúcares
  •   Apresentam alto teor de sódio, para estender a duração dos produtos, intensificar o sabor, ou para encobrir sabores indesejáveis de aditivos ou substâncias geradas pelas técnicas envolvidas
  •   São frequentemente fabricados com gorduras saturadas e trans
  •   São pobres em fibras, vitaminas e minerais (de fontes naturais);
  • Uma das questões mais importantes, principalmente para quem está em processo de perda ou controle de peso, é que eles tem de 2 à 5 vezes mais calorias que alimentos preparados em casa.

Isso significa que comendo a mesma porção (quantidade em gramas) de um alimento industrializado você está consumindo muito mais calorias do que comendo um alimento preparado de forma caseira. Eles têm o que chamamos de maior densidade calórica, é como se você comparasse 1kg de chumbo e 1 kg de penas/plumas.

Essa maior densidade calórica confunde nosso organismo.

       Causam menor dilatação do estômago (porque ele é mais “compacto”) o que nos dá menor saciação (aquele sinal que o estômago manda ao cérebro para dizer que já está ocupado o suficiente e portanto podemos parar de ingerir alimentos).
       Por serem mais ricos em gordura possuem mais calorias, porém proporcionam menor ativação da grelina (um dos hormônios sinalizadores da saciedade)
       Tem gorduras saturadas que diminuem a ação da leptina (outro hormônio envolvido em nossa saciedade, responsável por “sinalizar” nossos estoques de energia)
       Contém aditivos químicos e muitos ingredientes misturados que enfraquecem nossa percepção dos sinais de fome e saciedade

Para ficar mais claro as diferenças veja este exemplo. Compare a lista de ingredientes de um bolo de chocolate feito em casa e um industrializado (aquele do pacotinho individual, que muitas mães mandam de lanche para seus filhos na escola).

       Bolo de chocolate caseiro
Ingredientes: farinha, leite, ovos, chocolate, açúcar, óleo e fermento em pó.

       Bolo industrializado
Ingredientes: Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, açúcar, ovo, óleo de soja, gordura vegetal, açúcar invertido, cacau em pó, soro de leite, sal, emulsificantes: mono e diglicerídeos de ácidos graxos, éster de ácidos graxos com poliglicerol, estearato de potássio e lecitina de soja, conservadores: propionato de cálcio, sorbato de potássio e ácido sórbico, aromatizante, fermentos químicos: pirofosfato ácido de cálcio, fosfato monocálcico e bicarbonato de sódio, umectante: sorbitol, estabilizante: goma xantana e acidulante: ácido lático. CONTÉM GLÚTEN.
ALÉRGICOS: CONTÉM OVO E DERIVADOS DO TRIGO, DO LEITE E DA SOJA. PODE CONTER NOZES, CASTANHA-DE-CAJÚ E AMENDOIM.

Gritante, não?!

Que tal tentar ter uma alimentação mais saudável preparando mais alimentos em casa?

Aqui no blog você encontra dicas de como ter alimentos prontos,feitos por você, congelados, para conseguir conciliar a correria do dia-a-dia com uma alimentação mais natural.

Que tal começar trocando o bolinho pronto por um bolo feito em casa? Não quer preparar um bolo grande? Que tal um de caneca feito em 3 minutos? Confira a receita!


Comece aos poucos! Com um pouco de organização e planejamento você consegue ter uma alimentação mais natural e saudável, menos com pouco tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário